segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Volta triunfal + Esqueça um Livro

   We are back! Sim, muitas coisas aconteceram, muitos mundo acabaram e um blog foi semi-abandonado. Motivo? Escola, preguiça e mais do de sempre. Pretendo postar resenhas antigas enlouquecidamente e tentar retomar as colunas. Mas ninguém quer mesmo saber disso, então vamos ao que importa. 
---------------------------------------------------------------------------------------------

   A maioria dos leitores que eu conheço é assim: lê o livro e depois deixa ele lá na estante, mofando pro resto da vida, sendo relido uma ou duas vezes. Pecado nenhum, eu também faço isso e adoro olhar pra estante e ver aquele monte de gracinhas só minhas. Mas, de vez em quando é bom desapegar. E tem um projeto muito bacana que pode ajudar a gente.
   É o Esqueça um Livro.
   O projeto é baseado no mesmo conceito do BookCrossing: você deixa o seu livro em algum ponto público da cidade, espera que alguém o encontre e faça a mesma coisa, transformando as ruas numa verdadeira biblioteca. E você pode deixar em qualquer lugar, na escola, café, ônibus, metrô, faculdade, pode até sair com ele equilibrado na cabeça, se quiser (mas não faça isso, sinceramente).
   A ideia surgiu em 2013 mesmo e foi iniciativa do Felipe Brandão, um cara muito gracinha, jornalista, blogueiro e colunista de literatura (segundo o site do projeto). – “Minha estante lotou novamente e estou retomando um antigo projeto, deixar livros pela cidade de SP”. O Esqueça um Livro pode ser encontrado no Facebook, onde o Felipe sempre posta fotos dos livros “esquecidos” por ele (e ô cara que gosta de desapegar, hein) e também no próprio site do projeto, onde tem mais informações sobre o mesmo e dicas sobre livros e o universo que os envolve.
   E por que participar? Primeiro porque é muito legal e te dá um ar de superioridade; e é uma desculpa pra colocar fotos bacanas de livros em lugares legais no Instagram. Segundo, todo mundo pode participar, sem nenhuma frescura. Terceiro, às vezes falta um espacinho na estante, e não tem jeito melhor de arrumar isso do que fazendo uma coisa boa, que vai ajudar o mundo inteiro (ih, exagerei). Além disso, todos nós sabemos que o Brasil não é um exemplo quando se fala de leitura; o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano (mas esse número cai para 1,3 quando a leitura é espontânea), e de 2007 pra 2012, o número de leitores desceu 9,1%.
   Estamos na era do conhecimento e mesmo assim as pessoas se preocupam cada vez menos com isso. Os livros são só uma parte desse todo; sim, a gente condena a TV e a internet mas elas têm coisas boas também, é só saber procurar.
   Enfim, quando li sobre o projeto (que descobri lá no Enquanto isso na estante) achei muito legal e é claro que resolvi participar, até pra ver se consigo me desapegar de alguns livros sem culpa.

Os livros que eu fui "esquecer" por aí
   
   E é bom você participar também (não leia isso como se fosse uma ameaça). Você compartilha conhecimento e acaba se sentindo bem consigo mesmo. E também não esquece de divulgar nas redes sociais pra que todo mundo possa aderir a essa ideia.
   Pode ser um livro que você amou e quer que todo mundo leia ou um que você odiou e do qual quer se livrar logo mas acha que um outro alguém completamente maluco pode gostar. Dentro do livro você deixa um bilhetinho explicando o projeto pra quem encontrar, assim a pessoa vai saber que deve esquecer o livro também depois que terminar de ler. E o conhecimento se espalha.
Você esquece um livro e compartilha conhecimento. 
Quem encontra, leva pra casa e depois esquece também. 
Assim o conhecimento se espalha."


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~