sábado, 30 de março de 2013

Resenha: Desaparecido para sempre

Título original: Gone for Good
Autor: Harlan Coben
Páginas: 321 
SinopseWill Klein, quando garoto, tinha um herói: seu irmão Ken. Eis que um dia, uma garota da vizinhança (ex-namorada de Will) é estuprada e brutalmente assassinada. E o pior: Ken é considerado o principal suspeito. Ken desaparece sem deixar pistas. Para aumentar ainda mais a tensão na vida de Will, sua namorada também desaparece. Além disso, alguém parece querer manter certos fatos sob sigilo a todo custo... O autor conduz o leitor às mais ardilosas viradas na trama. Um mistério que vai levá-lo ao mais surpreendente desfecho; um suspense que mostra a busca pelo assassino, pela vítima, pela verdade

   Will Klain sempre foi uma boa pessoa, porém não com muita sorte: sua mãe acaba de perder a luta contra co câncer e seu irmão e herói, Ken, está desaparecido há 11 anos. Pior. Ken é acusado de estuprar e matar Julie Miller, antiga vizinha e primeiro amor de Will. É preferível acreditar que o irmão está morto a crer que é um assassino.
   Mas, antes de morrer, Sunny Klein faz uma revelação que vai abalar a vida do filho: Ken não está morto. E não só vive como também está voltando para casa.
   A partir daí a vida de Will vira um Inferno de cabeça para baixo. Seu novo amor, Sheila, desaparece misteriosamente; o FBI está atrás dele de repente e nada parece se encaixar onde deveria. E, com sua busca por Sheila, ele descobre que a verdade nem sempre é a mais agradável.
   Bem, eu já tinha experimentado Harlan Coben em "Confie em mim", que me deixou apaixonada e deu a permissão de dizer que Coben consegue o que todos os autores de suspense deveriam: o surpreendente. Você está lendo um livro e, durante algum tempo tem a completa certeza do que vai acontecer em seguir, certo? Mas então acontece algo completamente inesperado. COMPLETAMENTE. Acho que Harlan Coben te dá isso com uma maestria invejável (pelo menos a mim).
   A narrativa de "Desaparecido para sempre" é leve, com detalhes não mais do que necessários (como é digno de um romance de suspense) e flui maravilhosamente. Foram apresentados excelentes personagens, cada um com sua peculiaridade - sim, quem já leu pelo menos duas resenhas aqui sabe que eu valorizo em demasiado um bom personagem - , mas o melhor mesmo é Will. Ele é doce, de certa forma bem inocente, sua determinação para descobrir a verdade é cativante, e isso até faz com que ele amadureça bastante ao longo da estória, quando acaba descobrindo coisas sobre si mesmo e sobre as pessoas e o mundo ao seu redor.
   Ken, apesar de aparecer muito pouco ao longo do livro e em sua maioria apenas nas lembranças adolescentes do irmão, também foi um personagem muito bem construído, acho que suas características acrescentadas justamente para tal amadurecimento de Will.
   "Desaparecido para sempre" é, enfim, uma obra com personagens apaixonantes, um suspense eletrizante e um exemplo de que nem tudo é sempre o que parece ser. A verdade está nos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~