sexta-feira, 5 de outubro de 2012

USP entre as 200 melhores universidades


   A Universidade de São Paulo subiu vinte colocações e agora aparece como a 158ª melhor universidade do mundo (e a melhor da América Latina) no ranking da Times Higher Education. A avaliação acontece anualmente e é uma das mais prestigiadas no mundo.
   A Universidade Estadual de Campinas também melhorou sua posição. Em 2012, ela aparece no bloco entre 251 e 275 (ano passado estava entre 276 e 300).

   Pelo segundo ano seguido, o Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), nos Estados Unidos, aparece como a melhor instituição de ensino superior. O ranking é dominado por universidades norte-americanas e do Reino Unido.
   Entre os critérios para a classificação estão o desempenho em ensino, pesquisa, inovação, citações e presença internacional.
Confira as dez melhores colocadas (e as universidades brasileiras citadas):
RankingUniversidadePaís
Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech)Estados Unidos
Universidade OxfordGrã-Bretanha
Universidade StanfordEstados Unidos
Universidade HarvardEstados Unidos
Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT)Estados Unidos
Universidade PrincetonEstados Unidos
Universidade de CambridgeGrã-Bretanha
Imperial College LondonGrã-Bretanha
Universidade da Califórnia, em BerkleyEstados Unidos
10ºUniversidade de ChicagoEstados Unidos
158ºUniversidade de São PauloBrasil
251º a 275ºUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp)Brasil
Fonte

   Claro que não é surpresa as dez melhores serem quase todas nos Estados Unidos (um lugar que, apesar de tudo, valoriza muito a educação). Mas a nossa USP vem subindo bastante nos últimos anos; quem sabe tenhamos a esperança de nossos governantes investirem mais na educação - aliás, cobrem de seus governantes, por favor, e fiquem atentos às promessas em relação a isso nessa época de eleições. 
   Mas, lembrando que a USP se utiliza de um dos vestibulares mais difíceis do mundo também (Fuvest); então, não é um sonho pra qualquer um, penso eu. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~