sábado, 6 de outubro de 2012

Pessoalidade - Política brasileira


   E aí, sussa? Bom, entrando no clima das eleições, vou estrear uma coluna nova aqui no blog, a Pessoalidade, onde irei dar minha opinião sobre alguns assuntos. Provavelmente será quinzenal, e eu agradeceria se alguma santa alma sugerisse um tema para eu escrever; claro que tenho muitos, mas conselho é de graça, e de graça nem injeção na testa a gente recusa, como diria mamãe.


  Então, amanhã é domingo. Mas não um domingo qualquer; é dia das eleições municipais (prefeito e vereador). Já fiz um pequeno post sobre política aqui, mas falei mais sobre a influência religiosa no nosso voto e nossos governantes. Mas, enfim; amanhã será um dia que muitos (a maioria, na verdade, eu acho) amaldiçoarão e alguns agradecerão. Mas, querendo ou não, você vai exercer sua “cidadania”, a não que possa justificar ou queira pagar uma multa.
   E esse é o primeiro ponto. Quem, diabos, acha que o Brasil é uma democracia levanta a mão. Bom, se é uma democracia, porque ainda existem as urnas eletrônicas e porque somos obrigados a votar. Sim, porque, recentes pesquisas na ciência política dizem que estabelecer o voto facultativo não faria uma grande diferença. Quase 50% da população votaria mesmo assim. Na verdade, acho que com o voto não-obrigatório as pessoas seriam mais suscetíveis a participar da política. Quero dizer, já somos obrigados a votar mesmo, porque ainda nos daríamos o trabalho de pesquisar cada candidato e suas propostas?
   Talvez, só talvez, o Brasil ainda não esteja preparado para o voto facultativo. Ou não esteja mais; isso deveria ter sido estabelecido desde o começo. Veja E.U.A; o voto não é obrigatório e mesmo assim quase toda a população participa das eleições. Mas, acho que isso depende; o eleitor tende a votar com consciência quando acha que seu voto pode fazer a diferença.
   E eu nem preciso falar das urnas eletrônicas, não é? Quem vai me garantir que aquilo não é pré programado? Muitos políticos já disseram que, sim, é. Só basta a nó saber em quem confiar. E, mesmo assim, porque precisamos de uma máquina se temos milhões de brasileiros com mãos e capacidade de somar votos; e muitos se voluntariariam a isso, tenho certeza.
   É, meus caros, não acreditem na máxima do “pior que ta não fica”. Pior que ta fica, sim. E os únicos que podem mudar isso somos nós. Passeatas, protestos? Sim, faremos; até que eles nos escutem, nos atendam e vejam o valor do povo brasileiro. Mas a diferença está no seu voto; ainda existem políticos sérios, de confiança, que estão ali para representar você. Se não procurar, não vai achar mesmo. O maior protesto que você pode fazer é votar em alguém que saiba a importância que você tem.
   O Brasil já lutou muito por isso que chamamos de democracia. Já foi muito pior e ainda poderia ser se não fosse por milhões de corajosos que acabaram com isso. E as gerações de hoje cospem na coragem deles só pra estufar o peito e dizer que odeia política. Se alguém tem orgulho disso, não merece tudo o que as pessoas de décadas/séculos atrás sofreram para trazer uma política um pouco melhor para nós.
   Amanhã, vá e vote consciente. Pense que você deve se lembrar de quem ganhou seu voto para poder cobrar todas as promessas amareladas, se houverem. No fim, a política suja nem é culpa de quem está lá na câmara, só marcando presença enquanto você trabalha feito um camelo pra ganhar um salário mínimo. No fim, a culpa da prostituição, do tráfico de drogas, da falta de segurança, da péssima educação e outros tantos defeitos que encontramos na nossa sociedade hoje, no fim isso é tudo culpa nossa, dessa sociedade imunda, em que cada ser humano só consegue pensar nos próprios benefícios.
   Comparada aos anos anteriores, a sociedade brasileira está muito bem de vida. Concorda que isso é um sinal de que nós podemos alguma coisa? Concorda que o poder pode ser nosso, se quisermos? Pode ficar melhor; vai demorar, eu sei; a política ainda vai nos decepcionar muito ainda, quem dirá que não? Mas se você pensar na importância do seu voto e usar suas idéias como arma, isso já é um ótimo começo para nós.
   E então, vai só marcar presença amanhã ou vai ouvir a consciência? Vote limpo; vote consciente. Vote de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~