sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Meme Literário de Um Mês - Dia 12

   O Meme Literário de Um Mês é organizado pela Tábata, do Happy Batatinha; mais informações aqui.

      Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

    Acho que tudo influencia a história de um livro, principalmente o narrador. Eu particularmente prefiro os narrados em terceira pessoa. Por quê? Bem, quando o livro é em primeira pessoa, nós temos uma visão muito limitada do que acontece à volta do personagem, sem falar que isso nos limita a uma elação apenas com o personagem narrador, ou seja, não nos permite conhecer melhor os outros personagens (pelo menos na maioria das vezes).
   Já em terceira pessoa nós meio que recebemos a voz de um "deus", alguém que pode saber tudo sobre a história e nos contar (ou não); e a relação fica equilibrada com todos os personagens. Mesmo assim, confesso que, num livro em que o mistério/enigma é crucial a melhor narrativa é em primeira pessoa, justamente pela visão limitada dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~