domingo, 19 de agosto de 2012

Harikari



   Samurais obedecem a um código honra, como a maioria deve saber. E, pra mim, um dos aspectos mais curiosos desse código é o harakiri, que significa literalmente "corte estomacal": o lance implica no suicídio do Samurai em determinadas situações ou quando julga-se que ele perdeu sua honra. O termo mais formal é o seppuku; é muitas vezes confundido com o kamikaze, que não tem nada a ver com os samurais; o kamikaze, para os americanos, refere-se a um ataque suicida dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, quando seus aviões ficavam sem combustível suficiente e eles se "jogavam" sobre outras aeronaves norte-americanas, porém na língua japonesa tem um outro significado, que não vem ao caso agora (cortei o assunto totalmente, mas o.k.).
   
Várias circunstâncias poderiam levar um samurai a cometer o harakiri, entre elas as mais importantes:
   - Como forma de recuperar a sua honra pessoal, depois de esta ter sido perdida em alguma atitude indigna;
   - Para escapar da prisão em campos de batalha, pois, para um samurai, era uma imensa desonra se render ao inimigo. Além disso, a rendição na maioria das vezes era uma péssima escolha, pois os prisioneiro comumente eram torturados;
   - Como ato de lealdade ao seu senhor, advertendo-o sobre algo de errado que ele venha fazendo. Alguns também cometiam o harakiri ao perceber o declínio de seu daimiô ou até mesmo quando estes faleciam, acompanhando-os até depois da morte e seguindo o preceito de que um samurai serve a apenas um senhor em sua vida.

   O harakiri, entretanto, não era só colocar uma espada na barriga e bum; tinha todo um ritual: o samurai primeiro banhava-se para purificar seu corpo e sua alma, dirigindo-se logo após ao local da execução, onde se sentava de maneira oriental, pegava uma faca curta ou um   punhal e o enfiava do lado esquerdo do abdômen, cortando a região central do corpo, e terminava por puxar a lâmina para cima. Era importante o corte no abdômen, pois esse era considerado o centro do corpo, das emoções e dos espírito para o povo japonês.
   O corte visceral provoca uma morte lenta e dolorosa, mas o samurai deveria se manter firma, sem demonstrar dor ou medo. Além disso, ao seu lado ficava um amigo ou parente portando uma espada, uma espécie de "assistente" do ritual; caso o guerreiro parecesse não estar mais suportando a dor, o kaishakunin dava-lhe o golpe da misericórdia, decepando-lhe a cabeça.
   Era importante também o samurai deixar um poema de morte, onde um guerreiro escrevia uma composição podendo conter suas últimas impressões sobre o mundo, algum desejo ou simplesmente uma despedida formal.
   O primeiro ritual harakiri resgistrado data de 1170, quando o samurai Minamoto Tametomo se suicida ao perder uma batalha contra o famoso clã dos Taira.
   
   O harakiri tinha grande significado para o povo japonês. Vencendo o medo da morte, o samurai vencia também esse enigma da humanidade e destacava-se das outras classes da época. Foi esse mesmo espírito que levou os kamikases (ah, rá) a explodirem junto de seus aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~