domingo, 5 de agosto de 2012

Criaturas Fantásticas #3 - Dragões


   Sim, eles povoam as mentes dos amantes de fantasia medieval e de qualquer um que tenha o mínimo de imaginação. Senhoras e senhores, com vocês, os dragões! AAAAAAAHHHH

Os dragões estão presentes em diversas mitologias de diferentes povos. São representados, na maioria das vezes numa espécie entre réptil e sáurio (dinossauros): se parecem com uma grande serpente, com dentes enormes, chifres, couro grosso e nodoso cobrindo até a cauda. E asas, é claro. Quem nunca viu um dragãozinho voando por aí numa tarde de domingo, hein?
   Pode ter poderes diferente, mas o indispensável é o fato de soltarem fogo pelas ventas.
   Como já dito, são praticamente répteis por natureza, portanto o melhor para eles são cavernas frias e úmidas. Além disso, são locais de fácil defesa e capazes de guardar grandes tesouros, fato pelo qual os dragões também são conhecidos.
   No Ocidente, os primeiros relatos sobre dragões surgiram na mitologia judaica e na grega. Na Europa, os monstros antropófagos e cuspidores de fogo ganharam espaço na crença popular. As histórias falam de destruição de vilarejos e donzelas raptadas e cruelmente assassinadas, degoladas ou empaladas, salvo quando algum virtuoso cavaleiro intervém guarnecido com uma espada mágica. A história mais famosa sobre um cavaleiro que salvou seu vilarejo ameaçado e a donzela é o mito de são Jorge, interpretado como uma vitória do Cristianismo sobre as forças do Mal.
   Apesar de no Ocidente essas criaturas serem retratadas como sendo capazes de grande crueldade, na China os dragões recebem grande destaque. Para os chineses, os dragão é uma criatura mítica divina relacionada à abundância, prosperidade e boa fortuna.
  Claro que seu relacionamento com os humanos na maioria das vezes é devastador, mas há controvérsias, como no Ciclo A Herança, do autor Christopher Paolini, que conta a história de Eragon e seu dragão, Saphira. Os dragões também têm uma ponta em Harry Potter e o Cálice de Fogo e As Crônicas de Nárnia. Além, é claro, de serem uma parte "importante" nos POV (point of view ) de Daenerys Targaryen em As Crônicas de Gelo e Fogo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~