quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Agora a moda é


   É. Esqueçam Crepúsculo. Esqueçam Fallen. E comecem a esquecer as distopias também. Porque o mundo literário já esta sendo abalado com uma nova modinha, que na verdade é bem simples e está presente na vida da maioria (se não, vai estar): sexo.
 
Por onde quer que se olhe, na TV, revistas, internet; em QUALQUER lugar o sexo está presente, não importa o quão implícito esteja. No mundo literário não poderia ser diferente, é claro. E o tema "sexo" já está bem presente nos livros. No Brasil, ainda está engatinhando, começando a se equilibrar nas perninhas gordas; mas, em outros países, como os Estados Unidos, o romances eróticos já estão fazendo um sucesso estrondoso.
  Como eu disse, esqueçam as mocinhas mongas virgens e os vampirinhos vegetarianos. O mercado editorial já os esqueceu.

   Claro que todos já ouviram falar de E. L. James e "50 Tons de Cinza", o livro que deu o pontapé inicial para o sucesso do erotismo no mundo literário. Faz um alarde enorme já no Brasil, onde foi publicado pela Intrínseca; e há até planos de um longa metragem. E a lista de "crias" de 50 Tons está aumentando cada vez mais. Para setembro, a LeYa nos traz "Luxúria"; a Companhia das Letras nos dá "Toda Sua". Daqui a pouco até a Rocco entra na onda.
   O que intriga é: por que só agora todo esse sucesso? Romances eróticos existem, e não é de hoje, sempre estiveram presentes nas nossas bancas; a Harlequim que o diga! Acho que desde "Lolita" que esse gênero literário não gruda tanto na boca do povo. Claro que eu acho que a nossa linda jovenzinha e seu amante quarentão não chegam muito perto dos romances que estão sendo lançados agora. Bem, eu quase me iludi achando que a tolerância a assuntos como esse finalmente se ergueria. Mas, não cometam o mesmo erro que eu. Isso se chama raciocínio dedutivo. Em outras palavras, alguma editora "chutou"; arriscaram pra ver se o livro faria sucesso, e agora temos aí uma avalanche de S&M caindo em cima de nós.
   E não é só as editoras que enchem seus bolsos, não. "50 Tons de Cinza" foi parar em sex shops, e fazem o maior sucesso unidos às algemas e aos chicotes usados por Gray no livro. A terra da rainha está ensandecida ao que parece.  "Recebemos muitos telefonemas de homens. Perguntam, um pouco nervosos, se temos os objetos usados no livro", brinca Joanna Wierzbicka, uma das vendedoras da loja Sh!, um Sex Shop do leste de Londres.
Trecho do Diário de Notícias, Lisboa.
   Agora, as coisas que isso traz são boas ou ruins? boas para alguns; principalmente casais frustrados incapazes de satisfazerem-se sexualmente (oopa, brincadeira); boa para pessoas que gostam dos assuntos "incomuns", como eu. Mas, podem ser ruins também. Porque, pensem na zona de conforto que todas as mocinhas virgens e os vampirinhos vegetarianos nos deram. E ainda fizeram questão de anunciar que 50 Tons começou como uma fan-fic de Crepúsculo. Caramba, hein!, a maioria dos fãs dessa série têm entre doze e quinze anos. E esses fãs estão nessa zona de conforto que citei.
   
   Enfim, conheço pessoas que querem ler livros assim, mas ficam chocados com coisas mínimas; e "50 Tons de Cinza" não me parece ser delicado; me parece selvagem. O único problema está justamente nos mais jovens, acho. Eu ainda vou ler 50 Tons, mas acho que não teria coragem de sair por aí com ele na mão por causa da minha idade (quinze anos). A sociedade, principalmente a brasileira, ainda não está preparada para que temas como sexo, religião e política (okay, fugindo do assunto) sejam "distribuídos" tão abertamente; são coisas simples, das quais a maioria é dependente, mas geram opiniões diferentes demais, o que significa discussões demais, e o que, para a maioria (lamento dizer) significa que eles devem ficar em suas devidas caixas de Pandora, sem que essas sejam abertas completamente. Aliás, não sei se vou viver até que a sociedade esteja realmente preparada.
   Falando em opinião, você acha mesmo que romances eróticos deveriam ficar tão populares a ponto de ir para as telonas, ou prefere que eles fiquem na mente apenas de quem se interessa por esse tipo de assunto? E quais as consequências você acha que isso pode trazer para nós, pequenos e inúteis mortais? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~