segunda-feira, 23 de julho de 2012

Criacionismo e Evolucionismo

  Acho que a maioria sabe que, há anos, ateus e religiosos travam uma batalha das boas. Doa lado dos ateus, temos o Evolucionismo, teoria criada por Charles Darwin; e, ao lado dos religiosos, o Criacionismo, apontado na Bíblia e outros livros. Mas, o que é evolucionismo? E criacionismo?
  Evolucionismo


 - Quem é o responsável: Charles Robert Darwin
  - Quando: A primeira obra que tratou sobre isso foi a da próprio Darwin, o famoso livro "A Origem das Espécies", que foi lançado em 1859, na verdade um "resumo" da teoria. Mas, a ideia surgiu quando Charles viajava a bordo HMS Beagle, viagem essa que durou cinco anos, aproximadamente. Foi nas Ilhas Galápagos que a grande inspiração surgiu: Darwin observou que, o tentilhão, uma espécie de pássaro, tinha pequenas características ligeiramente diferentes em cada ilha que se passava. Porém, a ideia de grupos de animais que podia se transmutar com o tempo não era bem nova. Anos antes, Jean-Baptiste Lamarck havia ditado uma teoria da evolução das espécies, mas esta era extremamente falha


 - Como ela é explicada: Diferente do que muita gente ignorante diz, a evolução não se dá da noite para o dia. Aliás, sugiro que, antes que algumas pessoas critiquem qualquer teoria, não só a da evolução, vá pesquisar um pouco, ler livros sobre, antes de falar qualquer besteira. Mas, enfim, voltemos à Evolução. Segundo Darwin, a evolução se dava por seleção natural; explico:  os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. Fácil, né?
  - Perguntas mais frequentes: *se evoluímos do macaco, por que os macacos de hoje não evoluem também e se transformam em humanos? R: pra começar, nós não evoluímos do macaco, mas sim de um ancestral comum, essa é uma dúvida muito frequente. E, os macacos não precisam evoluir, estão adaptados ao ambiente. Além disso, se precisassem, como já foi dito isso demora anos, ainda mais em espécies complexas como os macacos e seres humanos, vai de geração para geração. É difícil que algum de nós esteja vivo para ver uma evolução significativa em ambas espécies. * Mas, então, onde está tal ancestral? R: Exatamente. É um ancestral, ou seja, não está mais entre nós, ele não existe mais. * Se a teoria da evolução é verdadeira, por que animais não evoluem até hoje? R: Como eu disse, os seres na Terra hoje estão adaptados ao meio em que vivem, portanto, não precisam da evolução para ter melhoras; mas, temos alguns casos, inclusive um bem famoso, considerado exemplo de evolução atual, quase um elo perdido da evolução: é o saltador-do-lodo (periophthalmos), que é um peixe capaz de viver tanto na água, quanto em terra firme, pois tem armazenamento de água nas câmaras branquiais por várias horas. 


Criacionismo


- Quem é o responsável: Basicamente, a Bíblia e outros livros religiosos, como o alcorão e afins. É também chamada de "design inteligente". Na maioria das vezes, mal é considerada como ciência por ignorar alguns requisitos básicos, mas seus adeptos dizem ser isso injusto.
- Quando: desde as primeiras manifestações mítico-religiosas.
- Como ela é explicada: a teoria do criacionismo tem diferentes visões em várias das religiões, ou seja, cada religião tem seu modo de dizer como um ser superior a tudo o que existe pode ter criado os seres humanos. Aqui vão apenas algumas delas
 * Gregos - A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Bem conhecida essa, não?
 * Chineses -  A mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.
 * Cristãos - O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Mais conhecida ainda?
  Enfim, essas são apenas três das mais conhecidas e importantes. Mas, há muitas outras religiões, milhares pra ser um pouco mais exata, e cada uma delas com uma explicação diferente para a criação de nós, seres nem sempre pensantes, apesar de a maioria delas serem bastante semelhantes.
 - Perguntas mais frequentes: desta vez não vou colocar as respostas, porque sou ateísta, é capaz de eu dar chilique aqui. * Se é "design inteligente", por que os seres humanos têm tantas falhas? * Se algum ser superior nos criou a sua imagem e semelhança, por que não somos perfeitos e superiores? * Se somos os seres mais importantes, qual é o sentido da vastidão do Universo? 





 E você, em qual teoria prefere acreditar?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey!, se você não comentar, como vou saber que passou por aqui? Deixe sua opinião e faça uma pessoa feliz ~voz campanha de solidariedade~